Lar Residencial

Lar Residencial

Critérios de Admissão

São critérios de prioridade na selecção dos clientes:
    • Adequação da resposta às necessidades e expectativas do cliente;
    • Frequência de outros serviços da organização;
    • Limitações da estrutura familiar;
    • Residência na zona de abrangência da instituição;
    • Familiar directo de cliente;
    • Grau de dependência;
    • Cliente encaminhado pelos Serviços da Segurança Social;
    • Inserção na vida activa ou profissional.

Objectivos da resposta social

    • Proporcionar apoio residencial a pessoas com deficiência ou incapacidades, cujas famílias não apresentem condições para delas cuidar;
    • Promover condições de bem-estar e qualidade de vida adequadas às necessidades dos clientes;
    • Proporcionar aos clientes do Centro a aprendizagem e/ou manutenção de competências, de forma a aumentar a sua autonomia pessoal e social;
    • Implementar esta resposta perspectivada numa dimensão de reabilitação abrangente e integrada, tendo em conta as medidas de reabilitação desenvolvidas em outras valências da instituição;
    • Desenvolver actividades ocupacionais em contexto de lar, através de tarefas adaptadas aos clientes, proporcionando-lhes bem estar físico e psíquico;
    • Acompanhar o desenvolvimento bio-psico-social dos clientes;
    • Promover a integração familiar e social dos clientes.

Serviços Prestados e Actividades Desenvolvidas

1. O Lar residencial assegura a prestação dos seguintes serviços:
    • Alojamento;
    • Alimentação;
    • Higiene pessoal;
    • Tratamento de roupa;
    • Transporte;
    • Cuidados clínicos e de enfermagem;
    • Administração de medicação;
    • Apoio psicossocial;
    • Fisioterapia/Reabilitação;
    • Acompanhamento psicológico.

2. O Lar residencial realiza ainda as seguintes actividades:
    • Actividades sócio-culturais;
    • Actividades da vida diária;
    • Actividades lúdico-recreativas.

Direitos dos Clientes do Lar residencial

Todos os clientes do Lar Residencial da Cercipenela beneficiam de um conjunto de direitos dos quais se elencam:
    • Receber cuidados de qualidade mediante as suas necessidades;
    • Ter acesso a todos os serviços da Instituição;
  • Participar, de acordo com as suas capacidades, em todo o processo de Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação da valência;
    • Aceitar ou recusar a divulgação dos seus dados pessoais e ou imagem;
    • Exigir a confidencialidade na utilização de todos os seus dados;
    • Apresentar sugestões e reclamações sobre os serviços prestados;
    • Avaliar periódica e sistematicamente a qualidade dos serviços;
    • Apresentar as suas necessidades e expectativas sobre os serviços prestados.

Deveres dos Clientes do Lar Residencial

Todos os clientes do Lar Residencial da Cercipenela têm o dever de:
    • Respeitar os direitos de todos os outros elementos da valência, independentemente da sua função e relação com a instituição;
    • Participar activamente no desenvolvimento de programas tendentes à sua valorização pessoal, social , ocupacional e outras;
    • Cumprir as regras definidas para a valência;
    • Cuidar da sua apresentação ao nível da higiene e saúde em geral;
    • Comparticipar nos custos calculados para a frequência do Lar Residencial;
    • Participar na formulação e revisão de planos de prestação de serviços.