Critérios de Admissão
São critérios de prioridade na selecção dos clientes:
• Adequação da resposta às necessidades e expectativas do cliente;
• Frequência de outros serviços da organização;
• Limitações da estrutura familiar;
• Residência na zona de abrangência da instituição;
• Familiar directo de cliente;
• Grau de dependência;
• Cliente encaminhado pelos Serviços da Segurança Social;
• Inserção na vida activa ou profissional.
Objectivos da resposta social
• Proporcionar apoio residencial a pessoas com deficiência ou incapacidades, cujas famílias não apresentem condições para delas cuidar;
• Promover condições de bem-estar e qualidade de vida adequadas às necessidades dos clientes;
• Proporcionar aos clientes do Centro a aprendizagem e/ou manutenção de competências, de forma a aumentar a sua autonomia pessoal e social;
• Implementar esta resposta perspectivada numa dimensão de reabilitação abrangente e integrada, tendo em conta as medidas de reabilitação desenvolvidas em outras valências da instituição;
• Desenvolver actividades ocupacionais em contexto de lar, através de tarefas adaptadas aos clientes, proporcionando-lhes bem estar físico e psíquico;
• Acompanhar o desenvolvimento bio-psico-social dos clientes;
• Promover a integração familiar e social dos clientes.
Serviços Prestados e Actividades Desenvolvidas
1. O Lar residencial assegura a prestação dos seguintes serviços:
• Alojamento;
• Alimentação;
• Higiene pessoal;
• Tratamento de roupa;
• Transporte;
• Cuidados clínicos e de enfermagem;
• Administração de medicação;
• Apoio psicossocial;
• Fisioterapia/Reabilitação;
• Acompanhamento psicológico.
2. O Lar residencial realiza ainda as seguintes actividades:
• Actividades sócio-culturais;
• Actividades da vida diária;
• Actividades lúdico-recreativas.
Direitos dos Clientes do Lar residencial
Todos os clientes do Lar Residencial da Cercipenela beneficiam de um conjunto de direitos dos quais se elencam:
• Receber cuidados de qualidade mediante as suas necessidades;
• Ter acesso a todos os serviços da Instituição;
• Participar, de acordo com as suas capacidades, em todo o processo de Planeamento, Desenvolvimento e Avaliação da valência;
• Aceitar ou recusar a divulgação dos seus dados pessoais e ou imagem;
• Exigir a confidencialidade na utilização de todos os seus dados;
• Apresentar sugestões e reclamações sobre os serviços prestados;
• Avaliar periódica e sistematicamente a qualidade dos serviços;
• Apresentar as suas necessidades e expectativas sobre os serviços prestados.
Deveres dos Clientes do Lar Residencial
Todos os clientes do Lar Residencial da Cercipenela têm o dever de:
• Respeitar os direitos de todos os outros elementos da valência, independentemente da sua função e relação com a instituição;
• Participar activamente no desenvolvimento de programas tendentes à sua valorização pessoal, social , ocupacional e outras;
• Cumprir as regras definidas para a valência;
• Cuidar da sua apresentação ao nível da higiene e saúde em geral;
• Comparticipar nos custos calculados para a frequência do Lar Residencial;
• Participar na formulação e revisão de planos de prestação de serviços.